OFERECENDO O NOSSO MELHOR NO SERVIÇO DO REI JESUS

“Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?”  Mt 24.45

Pr. Rayfran Batista da Silva

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          A proposta inicial deste texto é conduzir o leitor a refletir sobre disposição pessoal de servir a Deus na igreja com seus talentos naturais e espirituais. Pensar também na qualidade do serviço realizado como oferta a Deus. Que tipo de oferta é o seu trabalho? A força motriz é o amor ou a obrigação social em fazer algo? O Espírito Santo tem sido o poder que o capacita no serviço a Deus? Você tem permitido que o Espírito de Deus o ajude com seus dons para o serviço do reino de Deus?

As possíveis identificações bíblicas de um servo ou serviço voluntário

          No antigo Testamento, os termos “serviço” e “servo” são usados no sentido de servir e ministrar. De acordo com o dicionário bíblico Wycliffe, (2009, p.1805-1808), o verbo hebraico mais frequente para “servir” é ‘abad’ “trabalhar, “trabalho” (Êx 5.18;20.9;34.21). Esse termo, geralmente significa servir a um senhor na condição de escravo (Êx 21.6; Dt 15.12; Jr 34.14), mas o substantivo ‘ebed’ além de “escravo” tem uma série de significados. Por exemplo, em 2 Sm 9.2a Ziba foi servo ou contratado de Saul; no versículo 10, os vinte servos de Ziba eram homens escravos, e nos vv. 2b, 11 “teu/seu servo” é uma expressão educada que demonstra humildade. A palavra ‘ebed’ também se refere àqueles que estão sujeitos ao controle do rei, especialmente os seus oficiais e ministros, e aqueles que se juntaram ao seu serviço. O verbo ‘sharat’ significa ministrar, servir de uma forma pessoal, assim como Josué ajudou Moisés e Agar ajudou Sara (Êx 24.13; 33.11; Gn 16.1; 25.12). 

          No Novo Testamento, os principais termos gregos encontrados, são: a)doulos – que significa servo ou escravo e geralmente era usado por um homem de Deus, para descrever sua completa dedicação (Rm 1.1; Fp 1.1; Tt 1.1). b)diakoneo – que significa servir ou serviço, por exemplo como um garçom, como no caso de Marta que estava preparando a comida para servir a seus visitantes (Jo 12.2;Lc 10.40). Por extensão, o termo passou a significar qualquer ministério de ajuda física ou financeira a outra pessoa. O termo é usado com mais frequência no N.T. para identificar a ministração (diakonia) do evangelho (At 6.4;20.24; Cl 4.17; 2 Tm 4.5). c)therapeia – que se refere ao serviço cuidadoso e ao tratamento amoroso (Lc 12.42; Mt 24.45). d)hyperetes – que é uma referência à tarefa de prestar assistência (At 13.5; Lc 4.20; 1 Co 4.1,2,).

A natureza e as atividades de um servo:

          Em primeiro lugar, um servo voluntário possui no próprio corpo a marca do seu dono (Êx 21.6; Dt 15.17; Sl 40.5-8; Hb 10.5ss; Gl 6.17). Em segundo lugar, um servo voluntário é aquele que tomou a decisão pessoal de permanecer na casa do seu senhor (Êx 21.6). Em terceiro lugar, um servo voluntário é aquele tomou a decisão de ser e estar submisso a Cristo, inclusive no desempenho de ritos e deveres religiosos (Ef 6.5-9;Cl 3.22-4.1;1 Tm 6.2; Rm 12.1,2 “latréia”). Em quarto lugar, um servo voluntário tem as mesmas atitudes que tiveram Maria (Lc 2.26-38,46-56) e Izabel (Lc 2.39-45) ao receberem uma missão no reino de Deus. Em quinto lugar um servo voluntário tem a marca da filiação divina. Na realidade, os verdadeiros servos de Deus são os filhos que servem pelo amor, e não pela lei (Gl 4.5); e, também são amados, andam pelo amor, vestidos da fé e do amor (Ef 5.1;1Ts 5.8-10). Em sexto lugar, um servo voluntário é coerdeiro com Cristo (Rm 8.14-17). A participação na morte e ressurreição de Cristo pela fé cria laços de irmandade mesmo entre pessoas de raças diferentes (Ef 3.6). Este conceito mostra a dependência total da Igreja.

Que tipos de frutos e serviços espirituais o Senhor Jesus espera de seus servos?

          Ele espera atitudes santas que brotam de um caráter transformado. Isto significa viver à semelhança de Jesus (Gl 5.22,23). O Senhor Jesus também espera que os seus verdadeiros servos o adorem e o louvem (Hb 13.15) com um comportamento Justo (Fp 1.1), produzindo frutos de Justiça (Rm 6.18-21) e para a santificação (Rm 6.22), demonstrados em relacionamentos equilibrados na família, na igreja e na sociedade em geral (Hb 13.4; Rm 12.9-21). Além disso, Jesus declarou que o discípulo fiel produzirá boas obras que glorifiquem ao Pai que está no Céu (Mt 5.16).

Considerações finais:

         Um servo fiel e comprometido com Deus, fará todo o possível para oferecer o seu melhor no serviço do Senhor Jesus Cristo, assim, poderá fazer uma grande diferença no reino de Deus. Só podemos oferecer o nosso melhor para Deus quando compreendemos que a nossa mente precisa ser constantemente transformada e renovada pela palavra de Deus e pelo Espírito Santo. O amor a Deus e ao próximo deve ser a força motriz de nossa existência e de toda a nossa vida cristã, bem como de todo o nosso serviço ao nosso Rei e Senhor Jesus Cristo. A Deus toda a glória e todo o louvor!