RESUMO BIOGRÁFICO DA TRAJETÓRIA MINISTERIAL DO PASTOR JOÃO FRACISCO FIALHO

Nascido em 16 de agosto de 1930, no estado do Piauí; filho de Francisco João Fialho e Maria Adelina de Jesus, converteu-se a Cristo Jesus em 28 de setembro de 1948, aos 18 anos de idade, na Assembleia de Deus em Vitorino Freire, MA. Ainda bem jovem, auxiliou na obra de Deus em Lagoinha, que na época era município de Vitorino Freire. Neste mesmo lugar, em abril de 1954, casou-se com a jovem Alzira Gomes A. Fialho. Algum tempo depois, mudou-se para Santa Tereza, município de Lago da Pedra, MA, onde auxiliou o irmão Delfino Pedro por 5 anos. Em seguida, foi morar em Olho D’Água do Manoel Luís, município de Vitorino Freire, onde permaneceu por 6 anos. Logo depois, mudou-se para Bom Jardim, onde trabalhou com venda de medicamentos em Farmácia. Em Bom Jardim, ele foi acolhido “com muito amor” pelo pastor José Arcanjo de Deus e Silva, o qual, juntamente com a igreja, o elegeram professor da classe de jovens da escola bíblica dominical. Posteriormente, foi apresentado como auxiliar no ministério e, algum tempo depois, durante uma festa da igreja, foi consagrado a Presbítero. A partir de então, começou a sentir uma forte chamada de Deus para o campo missionário, em busca das almas perdidas.
Em 1972, foi convidado pelo pastor José Arcanjo para ir à convenção em Codó, MA, onde foi autorizado a Evangelista em 24 de novembro de 1972. Após a sua autorização ao Santo Ministério da Palavra, foi trabalhar em Loreto, MA, onde não havia nenhum crente. Morando em casa alugada, abriu um trabalho evangelístico debaixo de grande perseguição. Em dois anos de evangelização, deixou 22 crentes servindo ao Senhor naquele lugar, além dois terrenos, um para o templo e outro para a casa pastoral. Após esse período, foi transferido para Cururupu, MA, onde encontrou 75 crentes, e, após 6 anos de trabalho evangelístico naquele lugar, deixou uma grande congregação com 350 crentes servindo ao Senhor. Após esse período, foi transferido para Rio Novo, MA, onde passou 1 ano, retornando, após esse tempo, para Cururupu, onde permaneceu por mais 3 anos. Após esse período, permutou de campo com o pastor Amaro Camilo da Silva, que estava em São Bento, MA. Após 2 anos em São Bento, foi transferido para Governador Newton Belo, onde exerceu seu ministério pastoral por 10 anos. Após esse período, foi transferido para Cajarí, MA, onde trabalhou por 4 anos, e onde também, aos 70 anos e 4 meses de idade, solicitou jubilação junto à Convenção, passando, assim, o cajado às mãos de outro obreiro. No dia 8 de dezembro de 2000, mudou-se para Santa Inês, onde continuou servindo ao Senhor na congregação Gileade, localizada no bairro Jardim Brasília, no período em que o pastor Antônio Meton Soares, de saudosa memória, era o presidente da Assembleia de Deus em Santa Inês. Em janeiro de 2010, chegou o pastor Rayfran Batista da Silva, atual presidente desta igreja, o qual concedeu todo apoio ministerial ao estimado pastor João Francisco Fialho.
Verdadeiramente, o pastor João Francisco Fialho combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé! Como obreiro aprovado diante de Deus e da igreja, exerceu o seu ministério com toda dedicação, tornando-se, para muitas gerações, um exemplo de fé, abnegação e perseverança!
Que a esperança da Ressurreição console os corações dos familiares e de toda a igreja, e que a Paz de Cristo Jesus repouse sobre a sua memória!