CEADEMA EM FOCO ENTREVISTA PR. PEDRO CARDOSO LINDOSO

 

1 – Pastor Pedro Cardoso Lindoso, conte-nos um pouco de sua história de vida e caminhada cristã.
Sou o 12º filho dos 13 que o casal Francisco Cutrim Lindoso e Maria de Lourdes Cardoso Lindoso tiveram. Nasci no dia 1° de junho de 1964 no Povoado São Miguel no Município de Viana – MA, tive encontro com Jesus aos sete anos de idade, quando aceitei a Ele como Salvador e Senhor da minha vida no ano de 1971, a 1:h00 da manhã depois de um apelo que começou 9:h00 horas, e por conta disso foi travado uma discussão bíblica por parte do meu pai que era católico apostólico romano com o dirigente José Pedro e o irmão Reizinho que hoje é pastor jubilado da Ceadema, enquanto estes discutiam com meu pai, os poucos crentes oravam silenciosamente e a 1:h00 da manhã meu pai perdeu os argumentos e disse: “eu quero ser um pentecostal”, e autorizou meu irmão José Braulo a acordar todos os filhos, genros, noras e netos para se converterem a Cristo, totalizando um pouco mais de 50 membros da família, só naquela serena madrugada.
Aos dezesseis anos desci às águas batismais, e desde os 7 anos de idade, fortes convicções começaram a surgir em meu coração, concernente à vontade de Deus em minha vida para o exercício ministerial, sendo líder de mocidade, e outros cargos importantes na casa de Deus. Em 1984 mudei-me para a cidade de Zé Doca – MA onde contraí o enlace matrimonial, neste mesmo ano com a jovem Elzir Oliveira Lindoso, e dessa união nasceu três filhos: Doegue Oliveira Lindoso (in memorian), Bérgson Oliveira Lindoso e Artur Ítalo Oliveira Lindoso.
Na esfera eclesiástica nesta mesma cidade ocupei varias funções, entre elas, fundei a Campanha de Evangelização Cristo Vive, que além de membro fundador, foi seu líder por um mandato, e pregador oficial por sete anos, período em que foi realizado vários eventos evangelísticos no Maranhão, e em outros estados. Ainda em Zé Doca concluí meus estudos de ensino fundamental e médio, atuei como professor no colégio José Sarney e na escola João Evangelista. Formei-me em Teologia no Seminário Teológico do Maranhão – SETEMA. Concluindo os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Teologia; e após minha formação seminarística, fundamos o I.B.J.A. Instituto Bíblico José Arcanjo. No ano de 1992 mudei-me para a cidade de Boa Vista, Estado de Roraima onde fundamos também o Seminário Teológico de Roraima – SETERO. Nesse tempo dei continuidade aos meus estudos acadêmicos. Em 1993 após a confirmação de minha vocação para o ofício Sacerdotal fui consagrado a Pastor. Em 1998 fui recebido na Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão – CEADEMA.
Em 1999 fui empossado como Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Coque – ADMC, exatamente no dia 23 de janeiro.

2 – O senhor completou recentemente 20 anos de ministério pastoral, compartilhe como se deu a convicção dessa chamada.
Na verdade eu já completei 26 anos de ministério pastoral. Desses 26, 20 junto a Assembleia de Deus de Coque. Quanto a convicção da minha chamada, além da minha vocação que se deu aos 7 anos de idade e que perdura até o presente, a maior prova, a maior evidência da minha chamada consiste no fato de que não me sinto bem em outro lugar que não seja a frente do rebanho. Ainda que exercendo outras atividades, a que mais me amarra é o ministério pastoral.

3 – Nesses 20 anos de ministério em Coque, qual ou quais experiências mais marcaram a sua vida na igreja.
Dentre tantas experiências ministeriais destacaria três que mais me chamaram atenção: Primeiro na esfera administrativa: nunca tive uma proposta rejeitada nem por parte da igreja e nem por parte do ministério, aliás, minhas propostas nunca sequer foram questionadas; segundo na esfera dos milagres; quando um pai pegou o seu filho de 15 anos já sem vida, e jogou sobre os meus braços, e após uma curta oração o rapaz voltou a vida, hoje é um dos pastores auxiliar do campo de Coque, o Pastor Carlos Ivone; terceiro na esfera da batalha espiritual. Um certo dia fui chamado por uma senhora católica para ir em sua casa, quando lá cheguei ela levou-me ao quarto e lá encontrei uma jovem, sua filha endemoniada, nunca vi antes coisa como essa! A jovem estava flutuando entre a cama e o teto sem tocar em absolutamente nada. Ela encarou-me e disse: “eu sou lúcifer” e eu disse eu sou o Pastor Pedro Cardoso Lindoso e acrescentei: eu estou falando a verdade, não mandei auxiliar eu mesmo vim e você está mentindo porque você não é lúcifer, você é enviado dele, então volte para ele em nome de Jesus. Sem tocar nela, ela caiu na cama fraturou a cabeça sangrou muito, mas o demônio foi embora.

4 – É do conhecimento de todos o seu amor pelo conhecimento, pelo estudo das escrituras e apego à sã doutrina. O que mais lhe motiva à busca do conhecimento e qual seria seu recado aos novos obreiros nesse aspecto.
O que mais me motiva a estudar, a ter conhecimento bíblico e teológico é a necessidade da reta compreensão da verdade registrada no texto bíblico. Não podemos deduzir ou conjecturar algo de um texto e sim interpreta-lo de forma exegética. Precisamos conhecer profundamente e sistematicamente a bíblia. Quanto ao meu recado aos novos obreiros é que nós sejamos menos juristas, menos cientistas, menos teólogos e mais biblistas. As nossas igrejas estão cheias de pessoas que sabem de tudo isso! Mas elas estão precisando de bíblia.
5 – Conte-nos um pouco de sua trajetória ministerial, às igrejas as quais o senhor já pastoreou.
Em fevereiro de 1992 fui a Boa Vista capital do estado de Roraima onde trabalhei na Igreja Assembleia de Deus Vida Abundante por 4 anos, fui o responsável pela educação teológica da mesma, bem como o pioneiro da educação teológica no estado de Roraima. Cheguei a presidir a convenção estadual dessa igreja por um mandato de 1 ano. Pastoreei a Assembleia de Deus de Boa Vista ligada a Ceadam e a 20 anos estou junto a nossa magna Ceadema e a igreja Assembleia de Deus Ministério de Coque.

6 – Atualmente, o senhor preside o campo em Coque, conte-nos os avanços e os principais desafios encontrados hoje na AD em Acoque.
Assembleia de Deus Ministério de Coque- ADMC tem cerca de 2.500 congregacianos, distribuídos em 20 congregações. Por conta do crescimento da obra o pastor sentiu a necessidade de pessoas para lhe auxiliar, e para tanto, foram apresentados seis Presbíteros, doze Diáconos, dezenas de auxiliares ao logo dos 20 anos de emancipação, como também dezesseis Pastores os quais foram aprovados pela Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Maranhão- CEADEMA.
Depois de 2 anos da Igreja Emancipada, foi desmembrado as Congregações de Gameleira e do Novo Marabá, com cerca de 200 crentes e uma grande área a ser evangelizada, hoje o campo de Gameleira no Munícipio de Cajari- MA.
São 20 congregações de alvenaria em construção além do templo central, três casas pastorais, piscina batismal, com uma grande área para eventos, além do acampamento Manaim.
Na área da educação, juntamente com minha esposa a Missionária Elzir Oliveira Lindoso, implantamos a Faculdade de Teologia HOKEMAH, cuja IES é reconhecida pela CEADEMA e pelo MEC. Hoje a Faculdade já formou centenas de Teólogos e Pedagogos. Além da criação da referida IES, o casal fundou juntamente com a direção da igreja e um grupo de Pedagogas da Assembleia de Deus de Coque a Associação Educacional Assembleiana de Coque, Órgão mantenedor da Escola Assembleiana Rei Salomão, Instituição de Educação Básica.
No ano de 2000 a igreja teve uma experiência com a política, pois ao chegar ao povoado de Coque, viu a necessidade do povo, e resolveu apoiar um candidato a prefeito de Vitória do Mearim e dois vereadores de Coque. Reuniu com o ministério de Vitória e depois com o de Coque para a aprovação. Próximo a eleição como não tinha apoio financeiro não foi fácil manter a campanha, então o candidato Domingos Martins não conseguiu vencer as eleições, ficando assim em terceiro lugar.
Ao longo dos 20 anos, já foram eleitos pela igreja quatro vereadores: Antônio Lourenço, Francisco Coelho, José Maria e Cesar Lindoso, como também dois Vices Prefeitos Francisco Coelho e a missionária Elzir. Atualmente Temos a Missionária Elzir Oliveira Lindoso que com muita coragem força e honestidade exerce o cargo de Vice-Prefeita do Município de Vitoria do Mearim.
Na área da comunicação visando um maior avanço do evangelismo em massa e o desenvolvimento educacional, cultural informativo e para o entretenimento nós juntamente com a igreja adquirimos e no dia 08 de janeiro de 2017 inauguraram a rádio HOKEMÃH FM 87,9, a rádio que toca a sabedoria.

7 – Todos tem sonhos independente da idade, quais os sonhos do Pr Pedro Cardoso Lindoso?
Um certo pensador disse que devemos sonhar global e agirmos local. Quanto ao meu sonho global é de vê o mundo evangelizado, pelo evangelho pentecostal! Em relação a nossa igreja no Brasil, meu sonho em vê-la unida e junta em uma só representação nacional e quanto ao meu campo, sonho em ter no mínimo 50% de sua população sendo da AD de Coque e finalmente concluir todas as obras que já iniciamos.

8 – De pastor para pastores, qual seria uma palavra aos pastores da nossa magna convenção.
Que possamos falar menos e agirmos mais, que deixemos os interesses materiais e cuidemos mais do Reino de Deus, que paremos de brigar e assumamos o ministério da reconciliação (2Co 5:18).