COMO ORVALHO QUE CAI A NOITE

            A Bíblia é um livro que ao mesmo tempo é divino e humano. Divino porque o seu autor supremo e inspirador é Deus. Humano, porque o seu autor instrumental e escritor é o homem. A Bíblia é o livro de Deus e sobre Deus que fala na linguagem do homem. Deus quis se dar a conhecer ao homem por meio da sua palavra e para tanto, vestiu a Bíblia com a linguagem humana. A Bíblia fala de rios, mares, campos, montes, vento, chuva, sol, semente, deserto, florestas, animais, etc. e todos nós sabemos o que são essas coisas. Deus se utilizou de escritores humanos, com linguagem humana para que nós o compreendêssemos. Pensando nisso, no livro do profeta Oseias 14.5ª o Senhor se utiliza de uma figura de linguagem para nos falar acerca da sua maneira de agir em nossas vidas, diz o Senhor “Serei para Israel como orvalho..”. O Senhor diz que é como o orvalho para o seu povo. O que será que essa figura tem para nos ensinar? Quais lições espirituais podem ser extraídas dela?

            EM PRIMEIRO LUGAR: O orvalho cai constantemente. O orvalho, não é periódico, mensal, ou anual, o orvalho é diário. Ele cai constantemente, no inverno, no verão, no outono, na primavera. Mudam-se as épocas, avançam-se as tecnologias, caem reinos e levantam-se reinos, mas, o orvalho, dia após, desde os dias, da criação, cumpre o seu papel, de cair constantemente e regar a terra. O que Deus queria ensinar com essa figura primeiramente, é que assim como orvalho, a sua presença também é constante conosco. Deus está sempre conosco, a sua presença é o nosso maior tesouro. O Senhor não está conosco apenas em alguns momentos da vida, mas em todos eles. Nos montes e nos vales, nos rios e nos desertos, quando estamos em cima e/ou quando estamos embaixo, quando temos muito ou quando padecemos necessidades, quando temos saúde ou quando somos acometidos pelas enfermidades, quando estamos alegres ou quando estamos tristes, nas horas mais esplendidas e nas mais escuras da vida, em todo lugar e todo tempo Deus está conosco. A sua presença é o nosso refrigério em meio ao fogo causticante das provas. Ele nos deixou a promessa por meio de seu Filho Jesus Cristo: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos..” (Mateus 28.20). O Salmista Davi falando sobre o fato de ter Deus como o nosso pastor, o nosso guia, demonstra a sua confiança na presença constante de Deus ao dizer: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo..” (Salmo 23.4). Davi mostra que até mesmo no vale mais sombrio da vida, “o vale da sombra e da morte”, quando pensamos que ninguém está conosco, que todos nos abandonaram, Deus lá está conosco. A sua presença é única presença que é insubstituível. Os homens podem ser substituídos, Mas Deus não pode ser substituído. A sua presença é única, inigualável, Confessemos pois como Moises quando recebeu a noticia de que Deus não iria mais no meio do seu povo, mas enviaria um anjo, disse Moises “Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir desse lugar” (Exodo 33.15).

            EM SEGUNDO LUGAR: O orvalho vem de cima, do céu. O orvalho cai do céu e rega a terra todas as noites. Ele vem de cima sobre os nossos campos, montes e vales. O que Deus estava nos ensinando também é que a nossa providencia vem de cima. Tudo quanto recebemos vem de cima, vem de Deus, desce do Céu. A carta de Tiago 1.17 nos diz que “toda a boa dadiva e todo o dom perfeito são lá do alto, descendo do pai das luzes, em que não pode existir sombra de variação e nem mudança.” A cada dia somos agraciados pela providencia divina que vem do Céu. A Bíblia nos ensina que é Deus que nos providencia a vida “pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17.28, é Deus também, que em resposta às nossas orações nos da o nosso pão cotidiano (Mateus 6.9). Confiemos pois na providencia divina que vem dos céu. Esperemos a ajuda e auxilio do céu. Façamos como o salmista que se viu cercado por inimigos nos montes que lhe rodeavam e disse: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro VEM do SENHOR, que fez o céu e a terra.” Esperemos sempre o socorro de Deus. No mundo hoje temos muitas mensagens e livros de auto ajuda, mas nós que somos cristãos, não precisamos da auto ajuda, pois já temo a AJUDA do AUTO.

            EM TERCEIRO LUGAR: O orvalho cai à noite. Enquanto a maioria de nós está dormindo o orvalho cai lá fora de maneira abundante sobre a terra, ainda que de maneira quase imperceptível aos olhos humanos. Da mesma forma é o agir de Deus em nossas vidas. Quando nós menos percebemos, Deus está agindo ao nosso favor mesmo quando isso parece imperceptível. Assim como o orvalho cai à noite e não percebemos, assim também muitas vezes não percebemos quando Deus está agindo ao nosso favor. Quantas agruras não deve ter passado o povo de Israel nos últimos quarenta anos do seu cativeiro no Egito, mal sabiam eles porem, que Deus estava preparando o seu libertador nos desertos de Mídiã. Amado irmão e irmã, tenha a certeza de que Deus está agindo em nossa vidas embora às vezes não percebamos, mas Deus está ali tecendo cada fio da nossa existência e nos conduzindo para a consumação de seu proposito Eterno.

            EM QUARTO LUGAR: O orvalho cai silenciosamente.  De forma diferente da chuva, o orvalho não é precedido de trovões, relâmpagos e raios; o orvalho cai sem alarde silenciosamente. Da mesma forma acontece conosco, mesmo que as pessoas a nossa volta não percebam, mesmo que grandes e imponentes coisas não estejam sendo notadas em nossas vidas. Diariamente DEUS trás para nós a restauração bendita da sua presença e o manifestar constante da sua misericórdia (Lamentações 3.22). Deus age de maneira silenciosa, Ele não precisa fazer barulho para agir. Lembremo-nos, do dia em que Elias estava em uma caverna no monte Horebe, a Escritura nos diz que Deus fez passar diante de Elias um grande e forte vento que fendia as pedras, porem o Senhor não estava no vento, depois do vento um terremoto, porem Deus não estava no terremoto e depois do terremoto um fogo, porem o Senhor também não estava no fogo, mas depois do fogo uma voz mansa e suave disse a Elias: “que fazes aqui Elias” (I Reis 19.11-14). Amado irmão e irmã, ainda que Deus pareça em silencio mas Ele está agindo na minha e na sua vida. Embora à nossa volta não estejam acontecendo coisas espetaculares, mas Deus está agindo constantemente em nossas vidas, conforme a sua Soberana vontade. CONFIE EM DEUS SEMPRE, EM TODO O TEMPO E O TEMPO TODO.

Pr. Junior Oliveira

(Pastor Auxiliar na Assembleia de Deus em Lago da Pedra – Ma)