A PALAVRA DO PRESIDENTE

 

Onde você está? As narrativas dos fatos da criação nos ensinam que a vida é uma dádiva de Deus. Somente teremos de tomar cuidado com quem nós nos relacionamos. O lamentável porque nem todos tem tido este cuidado.

Os fatos histórico registrados nos revelam que logo depois do Senhor haver feito o homem e a mulher, criando assim o primeiro casal, os colocou em um local esplêndido e encantador, um jardim no Éden. Para segurança dos mesmos, o Senhor Deus determinou regras, ordens e leis para serem observadas e cumpridas no decorrer de todos os dias de vida dos mesmos. 

O Senhor Deus honrou aquele casal o elegendo como a coroa de todas as obras que ELE havia criado. E foi lhes dado os nomes correspondentes as suas principais missões: Adão e Eva – significando Pai e Mãe de todos. Compreendemos que para a edificação e equilíbrio daquele casal, nada melhor do que o bom relacionamento com o seu Criador, que passou visita-los diariamente.

Ocorre que, aquele casal vivenciou tristes experiências, as quais refletiram na descoberta da sua própria responsabilidade, que foi a perda da “inocência” ao compreenderem que estavam despidos. Passaram então a discernir a mão direita da esquerda e entre o bem e o mal, assim como o conhecimento da nossa própria mortalidade. Que daquela data em diante os seus dias seriam contados e estabelecido um tempo para aqui viverem. 

Apartir desse momento, muito se tem a lamentar na história deste casal, pois descobrimos que todos nós, embora instigados, isto é, fomos induzidos à inclinarmos a nossa carne a prática do mal e juntos comemos do fruto da “Árvore da ciência do bem e do mal”.  Que o Senhor Deus disse: “dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Gn 2.16-17

Pois logo após os fatos da desobediência dos nossos pais, o pecado foi gerado e este pecado gerou a morte e todas as horríveis consequências oriundas do mesmo. Rm 6.23, e estas mazelas “Imputaram em nossas vidas”, conforme o apóstolo Paulo diz: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Rm 3.23.

Entendemos que pela Onisciência de Deus, Ele bem sabia que os nossos pais haviam desobedecidos, mas, Ele, queria de fato ouvir a confissão da culpa, nas palavras dos próprios culpados. Então o Senhor Deus os visitou, como já era comum fazê-lo, mas o casal se escondeu entre as arvores do jardim, como se as arvoes pudessem lhes encobrir de Deus. Então o Senhor fez uma intrigante pergunta: “Adão onde você estás”? 

A pergunta de Deus não significa falta de conhecimento geográfico, ou dúvida sobre onde eles de fato estariam, pois o Senhor sabia exatamente onde eles estavam, na verdade, a pergunta de Deus é justamente para mostrar a eles mesmo onde o pecado havia lhes deixado, distantes do criador, tentando fugir do Senhor.

Deus estava fazendo uma pergunta de forma permanente e eterna. ELE hoje continua a interrogar a tantos outros “Onde Você Está? O que faremos agora? Não adianta nos escondermos entre as ramagens das dúvidas, ou das vaidades da vida, mas devemos encarar a realidade dos fatos. Adão e Eva tentaram, embora sem sucesso se esconderem da presença de Deus entre. Entretanto, o Senhor os localizou, pois nada nesse mundo pode lhe encobrir dos olhos do Senhor.

Como podemos lidar com a realidade da vida que temos escolhido? Se vai tudo bem conosco ou se não estamos obedecendo ao que Deus nos determinou?! Cuidado! A qualquer momento você pode ouvir o brado da voz de Deus dizendo: Ei! Onde você está?

 

Pr. Pedro Aldi Damasceno

Viana – MA. 26 de fevereiro de 2020