Assembleia de Deus em Caxias realiza 7º Congresso de EBD

Por: Ribamar Rodrigues e Jheyson Adryan, Jornalistas da IEAD em Caxias – MA

Pastor e Palestrante Marcos Tuler durante ministração no 7º Congresso de Escola Bíblia Dominical. Foto/Alberto Moura

 

O Congresso de Escola Bíblica Dominical acontece a cada dois anos, e nesta edição participaram aproximadamente 3.500 pessoas.

Pastor Presidente, da IEADEC Caetano Jorge Soares e Missionária Roseane Soares Foto/Ribamar Rodrigues

Com o tema “Desafios e Implicações no Mundo Pós-Moderno”, o 7º Congresso de Escola Bíblica Dominical (EBD), foi declarado aberto pelo o Pastor Caetano Jorge Soares, presidente da Igreja Assembleia de Deus em Caxias do Maranhão (IEADC). O evento aconteceu no período de 01 á 04 de março e contou com a participação dos palestrantes, Pastor Marcos Tuler e Anita Oyaiazu, ambos escritores da Casa Publicadora das Assembleias de Deus no Brasil (CPAD), além de oficinas ministradas pelos professores caxienses, Dr. Pedro Pessoa, e dos Seminaristas Israel Lucas e Francisco Filho.

A inclusão social também fez parte das palestras, com a realização de um minicurso em Línguas Brasileira de Sinais

(Libras), ministradas pelas as Professoras Especialistas Orquidéia Bandeira e
Saléia Soares.

Nos primeiros dias os congressistas prestigiaram uma intensa ministração
litúrgica da palavra. Além de plenárias realizadas acerca dos ensinamentos
voltados para a docência assembleiana. Já no terceiro dia, o cerimonial teve um viés direcionado com liturgia para a Santa Ceia, que de acordo com o cristianismo a prática se realiza em cumprimento a uma ordenança de Jesus
Cristo à igreja.
De acordo com o Pastor e palestrante Marcos Tuler, ensinar tem na essência a mesma origem de saborear, desta forma, entende-se que o ensino transmitido do professor para o aluno tem que proporcionar gosto, prazer e satisfação. Tuler, enfatizou em sua palestra conselhos práticos aos mestres da EBD, ressaltando que ensinar é diferente de pregar e que até às entonações da voz divergem-se.

“Educar exige proximidade! A mensagem deve ser transmitida de forma simples, para que seja compreendida pelo educando”, afirmou o motivador Marcos Tuler, durante a ministração.
De acordo com a cantora, escritora e conferencista Anita Oyaiazu, a didática da escola dominical só tem melhorado. Sendo motivo de agradecer a Deus, pois atualmente o professor que se dedica e vive em comunhão com o Senhor, pratica a Palavra Bíblica no seu cotidiano, tem possiblidades de trazer uma melhor educação cristã para as crianças. “Se o educador utiliza os recursos pedagógicos atuais, com certeza o intelecto dos pequeninos será alcançado”. Declarou Anita Oyaiazu.

Coordenador Rosivaldo Cardoso e Missionária Maria de Lourdes Torres Foto/ Ribamar Rodrigues

Para o Coordenador do Departamento de Educação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Caxias (DEADC), Pastor Rosivaldo Cardoso Rodrigues, a realização do encontro educacional foi excelente e o evento tem a sua magnitude peculiar a cada ano.
“Tivemos bons conferencistas e os irmãos e irmãs mestres assembleianos caxienses ministraram as oficinas com muita eficiência. Sou grato a Deus, e a todos e todas que participaram
de forma direta e indireta do 7º Congresso de EBD”, disse o coordenador do Congresso, Pastor Rosivaldo Cardoso.

Manoel Albert Cantanhede de 78 anos, que participa da festividade há várias edições, aborda que o evento lhe proporcionou a ampliação de conhecimentos didáticos.

 

 

– “Eu sempre gostei de escola bíblica e me converti em 03 de maio de 2003. De lá pra cá em nunca perdi uma Escola Bíblica Dominical. Em pouco tempo, eu já era professor. Portanto a EBD é fundamental para organizar a fundamentação da Fé Cristã”.

O encontro de educadores encerrou com uma solenidade de entrega de certificados aos 700 inscritos, sendo eles Professores, Coordenadores e Superintendentes da Escola Bíblica Dominical. O ato da entrega foi realizado pelo Pastor Presidente Caetano Jorge Soares, que demonstrou alegria e satisfação com os congressistas e no momento agradeceu a colaboração e participação de todos.

“A nossa palavra é de gratidão a Deus, por ter nos abençoado e a todos por terem acreditado nesse projeto!”, Declarou de forma abreviada em um momento do culto, o Pastor Caetano Jorge.