Pai Nosso: santificando o nome de Deus na família

 

Jesus ensina nesta oração modelo: “Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome” (Mt 6.9-NVI). No Antigo Testamento, o nome de Deus é representado pelo chamado tetragrama YHWH, termo que pode ser visto em Deuteronômio 6.4: “Ouça, ó Israel: O SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR” (NVI). Uma indicação de que só existe um Deus que deve ser adorado e obedecido.

Na oração do Pai Nosso Jesus ensina a importância de santificar o nome de Deus.  Assim, uma questão precisa ser respondida:  O que é santificar o nome de Deus na dinâmica de nossa família?

Santificar o nome de Deus em nossa família é adotar uma postura de dependência.

Famílias que estão santificando o nome de Deus reconhecem suas próprias limitações e sujeitam-se a Ele completamente, aceitando sua autoridade e a sua influência. Na religiosidade vazia, estas atitudes são estranhas, porque não existe o reconhecimento do nome que é sobre todo nome. Entretanto, famílias que estão sofrendo uma influência sobrenatural de Deus, submetem-se a Ele, fazem boas escolhas e tomam decisões acertadas.

Santificar o nome de Deus em nossa família é adotar uma postura de entrega.

Famílias que estão santificando o nome de Deus reconhecem que Ele pode agir diante dos problemas, fraquezas, enfermidades e desafios que envolvem os seus membros. Infelizmente, algumas famílias procuram o Pai somente em momentos pontuais e de crise, deixando de devolver um relacionamento de amor com Ele. Devemos entregar em todos os momentos as demandas de nossa família ao único Deus que pode intervir poderosamente.

Santificar o nome de Deus em nossa família é adotar uma postura relevante no mundo.

Famílias que estão santificando o nome de Deus estão alinhadas com os princípios ensinados nas Escrituras. O Pai Nosso é mais que um discurso pontual ou uma oração sem reflexão, mas aponta para Deus, com quem nos relacionamos, nos impulsionando a impactarmos as famílias que estão distantes da compreensão do evangelho. Assim, cada família pode cumprir o propósito divino na terra.

Quando o nome de Deus é santificado no cotidiano de nossa família somos abençoados de forma magnífica. A. W. Tozer: “Ver a Deus, quando Ele se manifesta em temível majestade aos espantados olhos da alma, fará o adorador cair de joelhos com temor e júbilo, e o encherá de tão dominante senso da grandeza divina, que só terá de clamar espontaneamente: Só Deus é grande!”.

 

Pr. Cláudio Froz Leite, pastor auxiliar da assembleia de Deus em São Luís -área 09, terapeuta familiar, licenciado em letras, Bacharel em Teologia, Palestrante e Educador nas áreas de Família, Casamento, Relacionamento Pais e Filhos e Liderança. Autor dos Livros: “Construindo uma família Estável, “Verdades e Mentiras sobre Namoro Casamento e Sexualidade”,” Finanças na Família” e “Meu casamento mais Saudável”.