MORTE NA PANELA – as toxinas da alma 2 Rs 4.38-41.

Ao dizer ao profeta (mestre): “Põe a panela grande ao lume e faze um caldo de ervas (cozinhado) para os filhos (discípulos) dos profetas”, lembrei-me da recomendação de Jesus: “Dai-lhes vós de comer” (Mt 14.16b). A pergunta que não quer calar: Comer o quê? Ou ainda: O que estamos comendo ou dando de comer?

De acordo com o texto, as colocíntidas ou trepadeira silvestre, produzia uma fruta que era tóxica (venenosa). Porém, descuidadamente, um dos jovens (discípulos) …encheu a sua capa dela e cortando-a em pedaços, pôs na panela mesmo sem conhecer (v.39).

(2 Tm 2.15 … que maneja bem a Palavra da Verdade).

Destaco aqui o grande risco que corremos em nos alimentarmos sem conhecermos o alimento e nem a sua procedência – isso fala desse momento teológico confuso que vivemos, onde tem muita gente bebendo de qualquer fonte e comendo de qualquer mesa. Se enchem de colocíntidas (doutrinas falsas) e ainda vêm misturar na nossa panela (congregações, púlpitos), correndo o risco de envenenar o povo.

Mas, destaco também, o alerta dado por alguém que estava atento naquele meio: “…MORTE NA PANELA Ó HOMEM DE DEUS…!!!!”

É aí que se faz urgente e necessário o ensino sistematizado da Palavra de Deus, visando nos habilitar para identificarmos essas “frutas venenosas” em nossa panela!

O apóstolo Pedro nos chama para a apologia (defesa da fé) em 1 Pe 3.15: “…antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para RESPONDER com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a RAZÃO da ESPERANÇA que há em vós”. O verso 16 diz: “tendo uma BOA CONSCIÊNCIA, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo”. MANSIDÃO e TEMOR não têm nada a ver com covardia e sim com equilíbrio, coragem, firmeza e conhecimento de causa!

E, por fim destaco a atitude do profeta (mestre): “Trazei, pois, FARINHA. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia MAL nenhum na PANELA” (2 Rs 4.41).  A expressão MAL é DĀBHĀR (heb) = Conselho, mensagem, coisa que agrada.  É substantivo masculino que significa (aqui num sentido destrutivo) palavra, discurso etc.

Aqui, era um mal com um bem aparente – Agradava pela sua aparência; porém, a sua essência era venenosa!

A farinha, representa a verdadeira doutrina, a revelação sadia da Palavra pelo Espirito Santo, com responsabilidade e apoio em toda a Bíblia.

(Hb 4.12) – “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.  (2 Tm 3.16-17) – “TODA ESCRITURA divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o HOMEM de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra”.  (Jd v.3) “… exortar-vos a BATALHAR PELA FÉ…”. (At 17.11) – “Ora, estes (da Beréia) foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia NAS ESCRITURAS se estas coisas eram assim”.  (Jo 5.39) – “Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. ”

Com essa reflexão, quero chamar a atenção para o papel do MESTRE e do ENSINO SISTEMATIZADO DA PALAVRA, criando assim um ambiente que favoreça a criação de uma cultura verdadeiramente cristã e bíblica na vida da igreja.

Na Carta aos Romanos (Rm 12.7) o apóstolo Paulo destaca os MINISTÉRIOS NECESSÁRIOS para o bom funcionamento da igreja. Dentre outros, destacam-se aqueles que foram chamados para ser MESTRES. E, ainda, o mesmo apóstolo escrevendo a Timóteo (1 Tm 5.17) diz que os ” presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina” (No ensino).

Diante do avanço das ideologias contrárias à Palavra de Deus e do seu intento nefasto de “SOLAPAR POR DENTRO” a Sã Doutrina, se faz necessário e urgente a manifestação firme e atuante dos MESTRES NA PALAVRA para a formação de discípulos (MT 28.19), identificados com a verdade bíblica e dispostos a se tornarem testemunhas (MARTYS) até aos confins da terra.

Que nestes últimos dias tenhamos um olhar especial para a EDUCAÇÃO CRISTÃ!

Carlos Henrique Pinheiro Nunes

Pastor auxiliar na AD em São Vicente Férrer-Ma.

Bacharel em Teologia pela Faculdade Hokemah

Licenciado em Ensino Fundamental com ênfase em História

Licenciado em Ciências da Religião.