O DESAFIO MISSIONÁRIO NÃO ACABOU

Pr. Rayfran Batista da Silva

[email protected]

É conhecido de todos os leitores e estudantes da Bíblia Sagrada que a principal ordem de Jesus à sua igreja, é a proclamação, do evangelho a toda criatura, onde elas estiverem e em qualquer circunstância em que elas se encontrarem. Esta ordem é também conhecida como a grande comissão de Jesus para os seus discípulos (Mc 16.15-20;Mt 28.19,20). No âmgo dessa ordem, encontra-se o imperativo de fazer discípulos de todas as nações. As palavras do Senhor Jesus sobre os desafios da evangelização mundial continuam ecoando de modo muito forte aos nossos ouvidos:

“A seara é realmente grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mt 9.37).

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15).

Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21).

A tarefa missionária não pode parar

Eis, portanto, diante da igreja evangélica brasileira, e, em especial da igreja no Nordeste brasileiro, o seu grande desafio: ganhar as enormes populações das cidades e dos povoados para o reino de Deus. No Estado do Maranhão, a Assembleia de Deus chegou ao seu centenário mas o desafio missionário continua. A obra não está concluída. Ainda há muita terra para ser conquistada!

     É evidente que em qualquer atividade que envolve missões, seja em população de zona urbana, seja na área rural, é necessário o revestimento de poder do Espírito Santo, a capacitação divina que nos possibilita cumprir o propósito de Deus para reconciliar o ser humano consigo mesmo. Essa necessidade se dá, principalmente, por causa da dureza do coração humano depois da entrada do pecado e, principalmente, pela ação diabólica na mente do homem natural que vive afastado de Deus, “Ora o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente” (1 Co 2.14). O apóstolo Paulo afirmou, também, que o diabo, o deus desse século, cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo (2 Co 4.4). O próprio Jesus declarou que, em várias ocasiões, tendo o homem, ouvido a palavra de Deus, e até chegado a recebê-la, logo em seguida vem o diabo e tira-lhe a palavra que havia sido semeada em seu coração (Lc 8.13; Mt 13.19). Porém, apesar de todos os obstáculos, aqueles que foram chamados para conquistar e discipular vidas para o reino de Deus, continuam avançando, continuam conquistando espaços e ampliando o tolde de sua habitação (Is 54.2).

No decorrer da história da igreja, “o Espírito Santo chamou homens e mulheres a abraçar uma visão maior pelo mundo e deu-lhes o poder para comunicar e implementar esta visão” (PIERSON, 2005, p.11).

O Espírito Santo continua cumprindo o seu papel

O livro de Atos dos Apóstolos, sem dúvida, é o maior manual de missões para a igreja em diversos contextos. O livro começa mostrando o processo da plantação da igreja em Jerusalém, mas descreve também como os apóstolos e os primeiros cristãos foram usados por Deus para plantarem igrejas em todo o mundo conhecido daquela época, nos mais diferentes contextos culturais, geográficos e religiosos. Sendo, ao mesmo tempo, uma entidade humana e espiritual, a igreja necessita compreender sua identidade bíblica para que possa servir ao Senhor. Portanto, dentre inúmeros pontos teológicos, cremos ser importante ensinar  acerca da igreja e da ação do Espírito Santo sobre a mesma, as seguintes grandes lições:

          Em primeiro lugar, a igreja é a comunidade dos redimidos, foi originada por Deus e pertence a Deus (1 Co 1.1-2).  Em segundo lugar, a igreja não é uma sociedade alienante. Aqueles que foram redimidos por Cristo continuam sendo homens e mulheres, pais e filhos, fazendeiros e comerciantes que respiram e levam o evangelho onde estão (1 Co 6.12-20).  Em terceiro lugar, a igreja é uma comunidade sem fronteiras, portanto, fatalmente missionária (Rm 15.18-19).

Em quarto lugar, a vida da igreja, acompanhada das Escrituras, é um grande testemunho para o mundo perdido. É necessário, portanto, que preguemos um evangelho que faça sentido tanto dentro como fora do templo (Jo 14.26; 16.13-15).  Em quinto lugar, a missão maior da igreja é glorificar e adorar a Deus (1 Co 6.20; Rm 16.25-27; Jo 4.24).

          Em sexto lugar, o Espírito Santo, Paracletos, como o cumprimento da Promessa e encarregado de conduzir a igreja até o dia final. O valor mais profundo na vida de um vocacionado deve ser adorar a Deus por meio da proclamação do evangelho. Isto significa, também, que apenas uma igreja viva e apaixonada por Jesus irá testemunhar da dinâmica e poderosa Palavra de Deus (Jo 16.13-15). A visão de teólogos, missiólogos, pastores, igrejas e missionários, necessita permanecer sempre debaixo da orientação do Espírito Santo para que permaneçam trabalhando juntos na proclamação do evangelho em todos os lugares da terra e à todas as etnias.

O meu desejo mais profundo, enquanto escrevo esse sucinto artigo, é que o Espírito Santo, o maior promotor de missões da história da igreja, fale com você, estimado leitor, e encha o seu coração de um santo desejo de expandir o reino de Deus nessa terra pois o desafio missionário ainda não acabou.

A Deus toda a glória de todo o louvor!