O OBREIRO E O ESPÍRITO SANTO

Querido obreiro,

A Paz do Senhor Jesus Cristo.

Deve ser prioridade de todo obreiro de Cristo ter uma vida orientada pelo Espírito Santo, para cumprir com êxito todo o seu ministério. O apóstolo Paulo pontua isto em todos os seus escritos, ele mesmo é um forte exemplo de uma vida cheia do Espírito.

Em Atos 20.28, ele escreve: “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”

A primeira parte deste versículo fala do cuidado pessoal que cada obreiro precisa ter cotidianamente. “Olhai, pois, por vós”, significa: “cuidem de vocês mesmos, prestem atenção, considerem.” Tem o mesmo sentido da expressão “tem cuidado de ti mesmo”, de 1Tm 4.16.

Sempre digo que o obreiro tem três vinhas para cuidar, para preocupar-se e vigiar: ele mesmo (cuidado pessoal), a família e a igreja. Sobre o cuidado pessoal, o Pr. Hernandes Dias escreveu: “Cuide de sua língua, de seu temperamento, cuide da sua mente, do seu lar, do seu cônjuge, de seus filhos, de seu testemunho, do seu trabalho, de seus relacionamentos.” Eu acrescento, cuide do seu ânimo, não permita que o seu ânimo se desgaste a ponto de você entrar em um esgotamento físico ou mental ou até mesmo espiritual.

Portanto, cuide de você mesmo orando, jejuando, estudando a Palavra e fazendo cursos afins ao ministério, praticando exercícios e viajando com a família, etc. A melhor maneira de cuidar de si mesmo é manter uma vida cheia do Espírito Santo.

A segunda parte do versículo fala do cuidado com o rebanho; “Olhai, pois, por todo o rebanho”, isto é, “cuidem de todo o rebanho.” De todo, não apenas de alguns. Essa exortação vem só depois de “olhai por vós”. Pois, há uma tendência de cuidarmos tanto dos outros, da família dos outros e esquecermos de nós mesmos e da nossa família. Porém, conforme o comentário Beacon:

Ninguém pode ministrar adequadamente aos outros se a sua própria alma não tiver sido abençoada com a presença de Deus. A primeira responsabilidade desse alguém é cuidar da sua condição espiritual.

O apóstolo está preocupado com o rebanho, ele é enfático: “cuidem de todo o rebanho.” W. Wiersbe diz que é muito sério ser um líder espiritual na igreja do Deus vivo. Porquê a igreja “é importante para Deus Pai, pois leva seu nome – é a “igreja de Deus”. É importante para o Filho, pois derramou seu sangue por ela; e é importante para o Espírito Santo, pois ele chama e capacita pessoas a ministrar à igreja.”

Por esta razão, “o Espírito Santo vos constituiu bispos sobre o rebanho.” Olha a importância desta função! Primeiro, constituídos pelo Espírito Santo, isto é, fomos vocacionados, selecionados e santificados, através da atuação do próprio Espírito Santo para sermos bispos, que é “aquele que toma conta”, “superintendente” ou “guardião”, e, depois, estabelecidos sobre o rebanho para

  • Protegê-lo dos “[…] lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho” (At.20.29). os lobos cruéis são os falsos mestres que exploram a igreja, visando o benefício próprio. A igreja precisa estar instruída nas Sagradas Escrituras.
  • Protegê-lo dos Diótrefes, que são os que gostam de ter a primazia (cargos e poder) – “dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.” (At.20.30). Phillips diz: “Tentando atrair os discípulos e torná-los seus próprios seguidores”.

Na sequência, Paulo diz: “o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus”. Paulo sabe que a missão do bispo (pastor) é apascentar – alimentar, proteger e conduzir o rebanho. E, este rebanho é a igreja de Deus, pertence a Deus. Os bispos são apenas guardiãs, cuidadores, mordomos, nunca proprietários.

Por fim, é preciso que os bispos tenham consciência do valor do rebanho que lhes foi entregue para cuidar. Paulo é categórico – “para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”

[…] o sangue do Senhor Jesus Cristo é que havia sido derramado em resgate por esse rebanho, motivo pelo qual o rebanho assim comprado deve ser considerado como dotado de valor incomensurável (Champlin).

A igreja pertence a Deus porque Ele mesmo a comprou. O custo da redenção foi literalmente Seu próprio sangue, como diz o apóstolo Pedro: “[…] não foi com […] prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, […], mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, (1Pe.1.18,19).

Portanto, queridos pastores, “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!

 

Pr. Raposo