ABUNDANTE GRAÇA

Texto: 1Co 1.3-7

Sempre dou graças ao meu Deus por vocês, por causa da graça de Deus que foi dada a vocês em Cristo Jesus. 

Todos nós sabemos que a palavra graça significa favor imerecido. Favor dispensado ou recebido; benefício, dádiva, benevolência, estima, boa vontade. Graça é a bênção imerecida de Deus que Ele concede livremente ao homem.

Paulo está falando da acolhida incondicional de Deus à humanidade perdida. Como um pálido exemplo disto temos a adoção de filhos e o acolhimento dos imigrantes, que mesmo sem merecer foram abraçados pela nação que os acolheu. Graça aqui é esta adoção, esta acolhida de Deus a mim e a você. Como os imigrantes e os filhos adotados, nós também nunca merecemos, mas Deus nos acolheu em sua família como filhos.

E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; […]. (Rm 8.17)

Nada é mais agradável do que nós sabermos que somos bem-vindos, ainda mais pelo próprio Deus. Isto porque esta palavra se refere ao próprio ser de Deus, seu caráter, sua marca distintiva. É por causa da graça que Deus é Pai. (Bíblia de Estudo Conselheira)

Mas, Deus não nos acolhe de qualquer jeito, Ele só nos acolhe em Cristo Jesus por causa da graça de Deus que foi dada a vocês em Cristo Jesus” (v. 4).

Eu e você encontrávamos escravizados por Satanás, sujeitos a condenação eterna. Mas, Jesus se compadeceu de nós e pagou por nós um preço tão alto que o inimigo não pôde cobrir. E depois nos acolheu na casa do Pai (1Pd 1.18,19).

Isto significa dizer que “tudo que podemos fazer como crentes é porque Deus nos acolhe por meio de Cristo”, sem Cristo não há acolhimento. Para você ser acolhido, tem que ser através de Cristo, porque a graça foi revelada em nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é a expressão exata do ser de Deus. Cristo é a essência do Pai, por isso, quando “Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.” Jesus respondeu: […] “quem ver a mim, ver o Pai. (Jo 14,8,9).

Essa maravilhosa graça divina, este perdão divino, este abraço divino é o grande favor que Deus nos fez, do qual não somos merecedores. Deus nos acolheu em seu ser, imprimiu em nós, isto é, produziu, transmitiu, estampou em nós a sua marca distintiva que é o seu caráter, fazendo-nos participar da sua própria natureza, por isso “[…] nós temos a mente de Cristo” (1Co 2.16 – ARC); “[…] nós pensamos como Cristo pensa (NTLH).”

Ter a mente de Cristo significa conhecer sua vontade e seu plano e propósito redentor (1Co 2.9,10). Significa avaliar e considerar as coisas, da mesma maneira que Deus as vê, atribuir-lhes a importância que Deus lhes atribui, amar o que Ele ama e detestar o que Ele detesta (1Co 2.15; Hb 1.9). Significa entender o que é a santidade de Deus e a malignidade do pecado. Logo, receber o Espírito e segui-lo (1Co 2.12) faz com que os valores e a cosmovisão do crente se tornem radicalmente diferentes do modus vivendi e da sabedoria deste mundo (Nota da BEP).

O modo de viver do mundo não serve para mim como crente e muito menos para mim como obreiro.

Nós os verdadeiros cristãos (verdadeiros obreiros) possuem o DNA de Deus, porque Cristo nos transmitiu a sua própria vida e natureza, razão porque que amamos o que Ele ama e detestamos o que Ele detesta.

A graça, portanto, é a santidade e a pureza de Deus estendidas ao homem. É a disposição de Deus de compartilhar a si mesmo com um pecador não merecedor. (BEACON)

Esta é a razão porque Paulo diz: Sempre dou graças ao meu Deus por vocês, por causa da graça de Deus que foi dada a vocês em Cristo Jesus (1Co 1.4). 

Neste versículo, Paulo agradece sempre a Deus por causa da graça concedida aos coríntios. Ele dá graças pela graça. Aqui a palavra graça, já é o estado de graça, ou seja, as bênçãos espirituais em geral que os crentes recebem por meio da graça, através de Cristo. Considerado de maneira geral, o termo graça indica o estado em que o crente vive sob a influência da redenção e da reconciliação que há em Cristo, tornando-se capaz de servir ao Senhor mediante vários ofícios e dons espirituais inspirados e conferidos pelo Espírito Santo (NTI).

Em outras palavras: É O MODUS VIVENDI DA GRAÇA. É preciso repetir que essa graça só se encontra em Cristo. Todas as bênçãos espirituais nos são concedidas por meio de Cristo, como também todos os ministérios.

Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. (1Co.15.10)

A graça enriquece

No versículo 4, Paulo dá graças porque a graça concedida em Cristo enriqueceu os crentes em Corinto: Porque em tudo vocês foram enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento,” (1Co 1.5) 

Os coríntios não eram apenas ricos no conhecimento das verdades do evangelho, mas eram também dotados do poder de expô-las de forma eficaz. (BEACON)

para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus (Efésios 2:7)

Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro (Provérbios 22:1)

Todos os dons da graça e da salvação são as riquezas eternas que recebemos em lugar dos trapos da nossa iniquidade. Porém, essas riquezas espirituais dos coríntios levaram a um orgulho indevido e à desunião. Paulo agradece pelos dons de Deus que eles receberam e não pelas formas errôneas e inadequadas como os coríntios usavam esses dons.

O fato de Deus ter me chamado, separado e enriquecido deve servir de estímulo para vivermos em santidade, humildade e união, não o contrário.

CONCLUINDO,

“A vida presente é dada ao homem para que encontre ou perca para sempre a graça de Deus. Assim como o corpo do homem, se formado no útero materno sem um órgão, ficará necessariamente sem ele durante toda a vida, também enquanto vivermos no corpo a alma poderá formar-se no conhecimento e na participação de Deus, mas se não o conseguimos nesta vida, uma vez libertos do corpo, não resta à nossa alma tempo nem lugar para esse fim”. (Comenius)