MOTIVAÇÃO ERRADA NA VIDA CRISTÃ
O que nos move, nos leva a fazer coisas boas e ruins, desejo que vira ação, vontade de realizar, de ser, de desenvolver, realização. Qual a motivação move você para trabalhar no Reino de Deus?
Temos visto mercenários da fé, pregadores e cantores que transformaram o evangelho num negócio muito lucrativo, supostos irmãos que trabalham na igreja de Cristo, motivados pela vaidade extremamente narcisista, pelo glamour de dizer (foi eu quem fiz, depois que eu cheguei tudo mudou, se eu não estivesse aqui não teria acontecido), vaidade, até onde vai?
Cuidado, o veneno da motivação errada corre nas veias dos que se vangloriam, mata os cristãos sinceros, maltrata a igreja de Cristo, vilipendia o trabalho árduo dos pais da igreja, induz muitos crentes ao escândalo e esfria o fervor espiritual dos que desejam simplesmente servir a Cristo por amor.
A bíblia nos mostra como buscar em Deus a motivação certa para trabalhar no Reino do Eterno, a carta do apóstolo Paulo aos irmãos Romanos mostra como deve ser; “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens”, Rom 14:17,18.
O contexto do capítulo 14 de Romanos mostra como deveriam ser as práticas daquela igreja em relação aos alimentos, o sagrado e o profano, o permitido e não permitido, o apóstolo sintetiza que o viver dos irmãos deveria estar embasado na edificação dos crentes e na paz uns com os outros. Toda a motivação deveria levar no seu bojo, edificação e paz, pautados em três pilares fundamentais; justiça, paz e alegria do Espírito Santo.
A plena justiça de Deus deve ser observada em todas as obras dos crentes, deve-se fazer a pergunta a si, é justo o que vou fazer? Deve haver a convicção de uma paz intocável, cheia de refrigério e certeza, manietando qualquer dúvida e conduzindo o cristão a fortaleza de Deus, na excelência da alegria do Espírito Santo para que não haja, brigas, pelejas, dissensões, contendas e coisas semelhantes a estas.
Se observarmos esses pilares servindo a Cristo, agradaremos a Deus e automaticamente seremos aceitos aos homens, a nossa motivação estará certa e não seremos como Geazi, servo do profeta Eliseu, que foi engodado por uma motivação gananciosa e mentiu para Naamã e para o profeta Eliseu, ele até conseguiu dois talentos de prata em dois sacos e duas mudas de roupas, na época era algo muito precioso, mas ao final, nada há encoberto que não seja revelado, foi ferido por Deus com a mesma lepra que tinha Naamã, não só ele, mas toda a sua descendência para sempre.
A sua motivação no Reino de Deus deve ser em amor, paz, justiça, fé e para glória de Deus. Toda a motivação errada trará consigo sérias consequências, não obstante, a sua motivação certa, redundará em copiosas bênçãos para o Reino de Deus e toda a igreja de Cristo Jesus.
Pastor Wanderlyn França.